domingo, 2 de outubro de 2011

Resumo do livro Manon Lescaut - Abbé Prevost

O bonito mas demasiado frívolo Manon Lescaut, que ganhou o coração do jovem cavaleiro do Grieux, paga a sua ligeireza pela prisão, pela deportação, seguidamente a morte.

Procedente de uma grande família, o cavaleiro do Grieux está a terminar os seus estudos quando encontra uma jovem incógnita da qual ele se éprend apaixonadamente, Manon Lescaut. Os dois amantes vivem escondidos em Paris; mas rendendo ao incentivo luxo, Manon responde aos adiantamentos potente de um agricultor geral. Accablé por esta traição, o jovem cavaleiro parte para o seminário.
um ano atrasado, no entanto, Manon reconquista-o. Os dois amantes vivem expédients mais ou menos honestos e faltam cronicamente de dinheiro. Manon empreende de recorrer à generosidade do agricultor geral, fazendo passar o cavaleiro do Grieux para o seu irmão. Mas a fraude é descoberta e os dois amantes são lançados em prisão.
mal saídos da prisão da qual escaparam-se, Manon e o seu amante retomam as suas fraudes e doravante junto dos fios do agricultor geral. Outra vez parados, sempre pelo agricultor geral; e esta vez em conivência com o pai do jovem cavaleiro, Manon e Grieux reencontram-se em prisão. Graças aumas operações de seu pai, o cavaleiro gracié enquanto Manon deve ser deslocado Louisiane com as raparigas de má vida.
Sempre também épris, do Grieux acompanha Manon Louisiane. Mas répit será curto, porque cedo um duelo com um novo soupirant de Manon obriga os dois amantes a fugir no deserto onde, esgotado, Manon meurt nos braços do Grieux.

primeiro crónico alerta mésaventures de um jovem cavaleiro e da sua frívola senhora, num estilo muito XVIIIe século, considerar toma uma volta diferente quando acumulam-se as desgraças sobre os amantes maudits, e o fim pathétique que vê morrer o jovem Manon transfigure considerar e dá-lhe a dimensão de uma grande novela de amor.

imagina-se facilmente que esta novela fez escândalo quando foi publicado em 1731 (foi apreendido mesmo), sobretudo se recorda-se-se que o Abbot Prévost, assim nomeado porque tivesse sido bénédictin, e embora défroqué quando escreveu-o, extraiu parcialmente na sua vida tumultuosa a matéria da sua obra-prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário