domingo, 2 de outubro de 2011

Romantismo


Romantismo somente foi definido como escola literária nos últimos 25 anos do século XVIII. A Alemanha e a Inglaterra foram pioneiras no romantismo, mas foi a França que divulgou a nova tendência.
Em Portugal, o poema “Camões” de Almeida Garrett foi o marco inicial doRomantismo no país.
O livro de poesias “Suspiros poéticos e saudades” e a revista Niterói são consideradas o marco inicial do Romantismo no Brasil. As duas obras foram lançados no ano de 1836.
O momento histórico em que ocorreu o Romantismo no Brasil, deve ser visto a partir da chegada da família real, em 1808, que leva o Rio de Janeiro a viver um processo de urbanização e intelectualização.
Características do Romantismo
Inicialmente, romântico era tudo aquilo que se opunha a clássico. Ou seja, passa a valorizar o caráter popular, o folclore e o que é nacional. O indivíduo passa a ser o centro das atenções, apelando para a imaginação e para os sentimentos, resultando uma interpretação subjetiva da realidade.
Veja uma tabela abaixo comparando algumas características do Classicismo com o Romantismo.
Classicismo
Romantismo
razão
sensibilidade
elitização
Motivos populares
Imagem racional do amor e da mulher
Imagem sentimental e subjetiva do amor e da mulher
erudição
folclore
paganismo
Cristianismo
Antiguidade clássica
Idade média
Impessoal, objetivo
Pessoal, subjetivo
Disciplina
Libertação
Geral, universal
Particular, individual
Modelo clássico
Não há modelos
Formas poéticas fixas
Versificação livre
Apelo à inteligência
Apelo à imaginação
Gerações românticas no Brasil
O Romantismo pode ser classificado em três gerações no Brasil.
Primeira – geração nacionalista: Exaltação da natureza, criação do herói na figura do índio, sentimentalismo e a religiosidade são algumas das características marcantes da chamada geração indianista. Principais autores: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
Segunda – geração do mal-do-século: Negativismo, desilusão, tédio e dúvida são características da segunda geração do romantismo. A fuga da realidade é um dos temas preferidos que se manifesta na exaltação da morte e nas virgens sonhadoras. Principais autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
Terceira – geração condoeira: Caracterizada pela poesia social e libertária, reflete as lutas internas da segunda metade do reinado de D. Pedro II. Castro Alves foi seu principal representante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário